Que significa desceu ao inferno?

No Credo dos Apóstolos nós proclamamos que Cristo “desceu ao inferno”. O que isso significa?

3150

Este Credo, formulada no século V, refere-se à descida da alma de Cristo, e separada do corpo pela morte, o lugar também é chamado de “sheol” ou “hades”. O IV Concílio de Latrão, em 1215, definiu a Doutrina da Fé.

Neste caso, “inferno” não se refere ao lugar de tormento, mas “o lugar de espera das almas dos justos da era pré-cristã” ( Ott, p. 191). Entre a multidão de lá apenas esperando por salvação, eu era São José, os patriarcas e profetas, e todos aqueles que morreram em paz com Deus. Todo mundo precisava, como nós, a salvação de Cristo para ir ao céu.

Veja na Bíblia: Atos dos Apóstolos 2, 24; 2,31 | Fl 2, 10, | 1 Pedro 3, 19-20 | Ap 1, 18 | Ef 4.9.

Os Padres da Igreja ensinaram esta doutrina são: São Justino, Santo Irineu, Santo Inácio de Antioquia, Tertuliano, Santo Hipólito & Santo Agostinho.

São Tomás de Aquino ensina que o propósito de Cristo descer ao inferno estava livre a apenas através da aplicação dos frutos da Redenção (S. Th. III , 52, 5).

O Catecismo da Igreja Católica sobre esta doutrina: Cristo desceu ao inferno 632

As afirmações do Novo Testamento frequentes no sentido de que Jesus “ressuscitou dos mortos” (Atos 3, 15 | Romanos 8, 11, | 1 Cor 15 , 20) assumem que, antes da ressurreição, permaneceu no reino dos mortos. É o primeiro sentido dado na pregação apostólica descida de Jesus ao inferno; a morte como Jesus conhecia a todos e se juntou a eles na morada dos mortos. Mas ele desceu como Salvador, proclamando a Boa Nova aos espíritos que foram mantidos lá.

633 Escritura chama de inferno, sheol ou hades para a morada dos mortos, onde Cristo desceu após a morte, porque havia aqueles que foram privados da visão de Deus. Tal era, com efeito, na pendência do Redentor, o estado dos mortos, ou apenas ruim, o que não significa que a sua sorte é idêntico como ensinado por Jesus na parábola de Lázaro recebeu o “seio de Abraão”. “É precisamente essas almas santas, que esperavam seu Libertador no seio de Abraão, que libertou quando Jesus desceu ao inferno”.

Jesus desceu ao inferno para libertar os condenados nem lá para destruir o inferno da condenação, mas para libertar os justos que o haviam precedido.

634 “Para os mortos foi anunciado a Boa Nova”. (1 Pedro 4, 6). A descida ao inferno é o cumprimento da mensagem do Evangelho da salvação. É a última fase da missão de Jesus messiânico, fase condensada no tempo, mas imensamente vasta em sua extensão real significado da obra redentora a todos os homens de todos os tempos e de todos os 605 lugares, porque todo mundo que fica guardado são feitos participantes da redenção.

635 Cristo, portanto, desceu às profundezas da morte, para que “os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão”.   Jesus, “o Príncipe da vida” (At 3, 15), aniquilado “matando o senhor da morte, isto é, o diabo e libertou todos aqueles que, com medo da morte, estavam vida foram escravizados”. (Hb 2 , 14-15). Doravante, o Cristo ressuscitado sustenta “as chaves da morte e do Hades”. (Ap 1, 18 ) e “ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e debaixo da terra” (Filipenses 2, 10).

Um grande silêncio paira sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei está dormindo; terra é medroso e não se atreve a se mover, porque Deus fez o homem adormeceu e acordou de dormir durante séculos. Em primeiro lugar, a procurar o nosso primeiro pai, como por uma ovelha perdida.

Desejosos de visitar aqueles que jazem submerso nas trevas e na sombra da morte; Deus e seu Filho vão liberar os grilhões da morte de Adão, que está preso, e Eva, cativo com o que é. E, tomando a mão, levanta-lo, dizendo: “Desperta, ó tu que dormes, e ressuscitar dentre os mortos e Cristo irá acender”. Eu sou o teu Deus, me tornei teu filho para você, para você e para todos aqueles que haviam nascido com você.

Acorda, tu que dormes; porque você não criou para você ser preso na região dos mortos. Levanta-te de entre os mortos; Eu sou a vida dos mortos”. [500]

By Alan Lucas de Lima

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close