Vigília Pascal e Domingo de Páscoa, Agostinho de Hipona

Publicado em Atualizado em

 Desse meu coração se alegra, a minha alma se alegra; meu corpo repousará seguro, por que não deixar a minha alma no inferno; nem que o teu Santo veja a corrupção? (Salmo 16, 9-10)

passira

Introdução

Depois de um dia de silêncio, jejum e oração, durante o qual a Igreja contempla o testemunho de Jesus Cristo no sepulcro, a comunidade cristã se reúne à noite para apreciar a celebração mais importante da vigília litúrgica. Agostinho define a Vigília Pascal como a mãe de todas as vigílias: “Este é realmente a nossa grande vigília, em qualquer vigília solene funciona nosso pensamento nessa direção quando você perguntar ou dizer: Quando você vai acordar” (Sermão 221, 2). Da escuridão da noite, uma luz avançando, Cristo ressuscitou dentre os mortos venceu a morte! A Igreja proclama a boa notícia: Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado (1Cor 5, 7).

De sermões de Santo Agostinho, bispo (Sermão 221, 1)

Este é o nosso grande relógio!
Como nosso Senhor Jesus Cristo fez glorioso pela sua ressurreição no dia em que ele tinha feito com a trágica morte de nós, recordando os dois momentos em uma comemoração solene, desperta lembrando sua morte, alegrem-se à espera de sua ressurreição. Esta é a nossa festa anual, esta é a nossa Páscoa, não figurou na morte do cordeiro, como para os povos antigos, mas realizado com as pessoas novas a oferta total de Salvador, porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado (1Cor 5, 7), e as coisas velhas já passaram e agora as novas vieram (2Cor 5, 17). É quando clamamos ao peso de nossos pecados, e se alegrarão, porque ele é justificado pela sua graça, pois ele foi condenado à morte por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação (Rm 4, 25). Para aqueles que choram, regozijamo-nos isso, e estamos sempre em alegria. Quanto à nossa causa e para a nossa vantagem foi tomada de previsto para ser feliz ou triste, não deixá-lo ir com o esquecimento ingrato, mas de nós celebrá-la com a memória agradecida. Portanto, amados, porque o enterro de Cristo durou até a noite, por isso só, esta noite ocorreu a ressurreição da carne, que foi depois indignado em madeira, agora é adorado no céu e na terra. Naturalmente, esta noite é considerada como parte do dia de amanhã, que para nós é o dia do Senhor. E ele deve subir novamente à noite, porque Ia com sua ressurreição iluminou as nossas trevas; não é por nada têm pouco tempo antes que eles cantaram para ele, ilumine a minha lâmpada, ó Senhor meu Deus, ilumina as minhas trevas (Sl 17, 29). Portanto, a nossa própria piedade enfatiza este mistério tão grande; como a nossa fé, fortalecida pela sua ressurreição, já está em atenção, por isso mesmo esta noite, já tão cheia de luzes, é ainda mais brilhante para o nosso relógio, para que, juntamente com toda a Igreja em todo o mundo, podemos cuidar da maneira correta para não ser encontrado no meio da noite. Para muitas pessoas, onde quer que esta brilhando solenemente reunidos em nome de Cristo, o sol se põe, mas o incêndio não tenha realmente ido embora, porque em um céu cheio de luz foi seguido por uma terra cheia de igualmente luz.

Em breve…
Humildemente acordado, é minha humilde oração, com fé piedosa, esperança firme, com fervorosa caridade, pensando em como nossa glorificação brilhará como o dia, se você já tem a nossa humilhação vai mudar a noite em dia. (Ser 223/ I, 1)

_________________

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, primícias dos que morreram. Porque, assim como por um homem veio a morte, por um homem veio também a ressurreição dos mortos.(1Cor 11, 20-21)

1544350_682738748449380_322806654427383580_n

Introdução

“Este é o dia que o Senhor fez, alegremo-nos e alegremo-nos nele” (Sl 118 , 24). E o dia da ressurreição de Cristo dentre os mortos, que os Padres da Igreja têm exaltado com expressões poéticas extraordinárias. Hoje é o tipo de luz do mundo, hoje apareceu o grande Dia, Cristo, inaugurando “o dia que não conhece ocaso”. Estamos no coração da fé e da vida da Igreja. O Cristo ressuscitado abre a passagem (Trânsito, define Agostinho, recuperando a etimologia correta da “Páscoa – פסחא” em hebraico ) da morte para a vida”, deste mundo para o Pai”. ( Jo 13, 1) Nesta etapa, toda a história mais marcante da Páscoa do povo de Israel, beneficiando todos os batizados: os que acreditam em Cristo, mortos para os pecados nas águas do batismo são ressuscitados para uma nova vida no poder do Espírito Santo. A própria criação participa do surgimento de um novo homem; que só espera seu destino final, que não será a de um total destruição, mas a sua transfiguração.

A partir das “Cartas” de Santo Agostinho, bispo (Epístola 55, 1, 2-2, 3, 3, 5)

Da morte para a vida
Nós celebramos a Páscoa de uma forma que não só evoca a memória de uma ocorrência, ou seja, a morte e ressurreição de Cristo, mas não deixar de fora qualquer um dos outros elementos que atestam a relação que eles têm com Cristo, que é o significado dos ritos sagrados celebrado. Na verdade, como diz o Apóstolo: Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação (Rm 4 , 25) e, portanto, na paixão e ressurreição do Senhor é o significado espiritual inerente à passagem da morte para a vida. A mesma palavra grega “Pascha – פסחא” não é, como comumente se acredita, mas judeu, como alegado por aqueles que conhecem as suas línguas; a curto prazo não é derivada da paixão, ou sofrimento, devido ao fato de que no sofrimento grego se diz, mas o fato de você passar, como eu disse, da morte para a vida, como indicado pela palavra hebraica: de fato passar esta língua diz-se “Pascha”, como alegado pela aprendido. O que mais queria mencionar o próprio Senhor, dizendo: Quem crê em mim, vai passar da morte para a vida (Jo 5 , 24). É claro, então, que o mesmo evangelista queria expressar que, especialmente quando, ao falar do Senhor, que estava se preparando para celebrar a Páscoa com os seus discípulos, dizendo: Jesus, vendo que era chegada a hora de passar deste mundo para o Pai, etc… Na paixão e ressurreição do Senhor vem, portanto, colocar ênfase na transição desta vida para o mortal imortal, isto é, a passagem da morte para a vida.

No momento, nós realizamos este passo pela fé, temos o perdão dos pecados e a esperança da vida eterna, se amamos a Deus e ao próximo, porque a fé opera por virtude da caridade (cf. Gl 5, 1) e o justo viverá pela fé (Hb 2, 4). Mas veja o que você espera não é esperança: na verdade, o que você vê, por que esperança? Mas, se esperamos o que não vemos, esperamos com expectativa do paciente (Rm 8, 24). De acordo com esta fé, esperança e caridade, com a qual começamos a viver na graça, já estamos mortos com Cristo e fomos sepultados com ele na morte pelo batismo (2Tm 2, 12 | Rm 6, 4), diz que o Apóstolo desde o nosso velho homem foi crucificado com Ele ( Rm 6, 6); e nós nos erguemos com ele, porque levantou-se com ele, e nos fez assentar nos céus com ele ( Ef 2, 6). É por isso que o Apóstolo nos exorta: Pense sobre as coisas que são de cima,  não nas coisas terrenas ( Col 3, 1, 2). Mas então ele acrescenta, dizendo: Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus quando Cristo, que é a vossa vida, aparecer, então você também aparecem com ele em roupas de glória ( Col 3, 3); assim, nos mostra claramente que ele quer nos fazer entender agora como a nossa passagem da morte para a vida (que é feito pela fé) é realizado pela esperança da ressurreição futura e a glória do final, que é quando esse elemento corruptível, que este corpo que agora gemer, você vai jogar para a imortalidade (1Cor 15, 33).

A renovação da nossa vida é, portanto, a passagem da morte para a vida, que começa nas virtudes da fé, esperança, por isso estamos felizes e estamos paciente em sofrimento, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, indo interior se renova dia-a-dia (2Cor 4, 16). Precisamente em vista da nova vida e do novo homem que somos ordenados a colocar em (Cl 3, 9 e ss.). Excluindo o antigo, purificando-nos do velho fermento para ser uma nova massa, como tem sido sacrificado Cristo, nossa Páscoa (1Cor 5, 7), especialmente tendo em vista a renovação da vida foi estabelecida para esta celebração do primeiro mês ano, o que é por isso que é chamado de mês da nova safra ( Ex 23, 15). Além disso, desde o passar dos séculos, agora apareceu no terceiro período, a ressurreição do Senhor veio depois de três dias. O primeiro fato da época é que, antes da lei, o que segundo da Lei, e a terceira a da Graça, em que ele revela o plano misterioso de Deus escondido na escuridão antes que as profecias. Este é, portanto, também indicado pelo número de dias para cada fase da lua, porque o número sete nas Escrituras costuma ser um símbolo de uma certa perfeição e, portanto, a Páscoa é celebrada na terceira semana da lua que é o dia que cai entre quatorze e vinte e um do mês.

Em breve…

(Cristo) dormimos porque estávamos acordados, aquele que estava morto, que devemos viver. ( Sermo 221, 4)

By Alan Lucas de Lima

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s