Quaresma com Santo Agostinho, quarta-feira

Publicado em

Quarta Semana da Quaresma: Cristo, Luz do Mundo.
“Enquanto tendes a luz, crede na luz, 
para tornar-se filhos da luz”. (Jo 12, 36)

INTRODUÇÃO

Se o homem aspira a juntar-se Deus não pode seguir a Cristo, o Verbo se fez carne, desceu do céu para indicar, em sentido inverso, para o homem do caminho que leva ao céu. Cristo, então, é o caminho para a excelência; segui-lo, o homem pode satisfazer o desejo da verdade e da vida eterna. Por si só, com suas forças fracas, o homem nunca poderia ascender a Deus; e eis que Deus achou por bem nos apontar em Cristo o caminho a seguir. “Através da humanidade de Cristo pode chegar à divindade de Cristo. Deus está muito longe de você, mas Deus se fez homem. Aquele que era longe de você, assumindo a humanidade está próximo a você. É Deus junto do homem: Deus, onde se hospeda, o homem para quem ir para o homem Cristo é ao longo de seu caminho e seu destino”. (Sermo 261, 7)

 

Dos comentários do Evangelho de São João, do Bispo Santo Agostinho (In Io. Ev. Tr. 34, 9)
Seguindo caminho Cristo, verdade e vida

O que seguir daqueles que foram libertados, se não a luz a partir do qual eles dizem: Eu sou a luz do mundo; Quem me segue não andará nas trevas. (Jo 8, 12) Sim, porque o Senhor ilumina os cegos. Chegamos agora iluminados ou irmãos, com gotas de fé. Ele primeiro misturando sua saliva com terra para ungir o que estava cego de nascença (João 9, 6). Também nós nascemos cegos de Adão e precisamos ser iluminados por Ele. Ele misturou sua saliva com a terra: O Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1, 14). Saliva misturada com a terra, porque foi profetizado: A verdade está fora da terra (Sl 84, 12), e ele diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (João 14, 6). Vamos desfrutar plenamente da verdade quando o veremos face a face. Mesmo este, de fato, que nos foi prometido. E quem se atreveria a esperança de que Deus não se dignou a prometer ou dar? Vamos vê-lo face a face. O Apóstolo diz: Agora, conheço em parte, agora eu vejo tão enigmático como em um espelho, então em vez de face a face (1 Cor 13, 12). E o apóstolo João em sua carta acrescenta: Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que há de ser; sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1 João 3, 2). Que promessa é essa? Se você o ama, segui-o! Eu o amo, – você diz –, mas que caminho devo seguir? Veja, o Senhor, teu Deus, apenas disse: Eu sou a verdade e a vida, seu desejo de verdade e seu anseio de vida iria empurrá-lo para buscar o caminho para chegar a um e outro, ou você diz a si mesmo: O que uma grande coisa a verdade, o que é uma grande coisa a vida, oh! minha alma se ele sabia como chegar lá! Olhando para o caminho? Ouça o Senhor; é a primeira coisa que ele vos disser. Diz-lhe: Eu sou o caminho a verdade e a vida; o caminho para chegar onde? Antes de você dizer que você tem que ficar longe, então onde você tem que chegar lá: Eu sou o caminho, eu sou a verdade, eu sou a vida. Permanecendo com o Pai, ele é a verdade, e a vida; vestindo carne, tornou-se o caminho. Não que você disse: se esforçar para buscar o caminho para chegar à verdade, e a vida; não lhe foi dito isso. Preguiçoso, levanta-te! A própria rua está vindo para você e tem abalado do sono; e se é capaz de mexer com você, levanta-se e ande! Talvez tentar andar você não pode porque você aflige seus pés; e você reclama porque, talvez movido pela ganância, você tem trajeto, trajetos difíceis. Mas a Palavra de Deus veio para curar até mesmo o coxo. Aqui, você diz, eu tenho os pés saudáveis, mas não consigo ver a rua. Bem, ele também tem iluminado o cego.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s