Quaresma com Santo Agostinho, sábado

Publicado em

Terceira Semana da Quaresma: Cristo, água viva.

“Rogo-vos, irmãos, que ofereçais os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; que é o vosso culto espiritual “. (Romanos 12, 1)

INTRODUÇÃO

Oferta “sacrifícios espirituais” é a atitude do cristão que imita em sua vida, de forma voluntária, a oferta do sacrifício de Cristo; é viver em conformidade com a existência de Cristo. Cada pessoa batizada deve reencontrar a sua natureza, um filho de Deus, tornar-se consciente de ser o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6, 19-20). A partir desta verdade deriva seu ato, sempre orientada a Deus: São Paulo escreve aos Gálatas (2, 20): Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. A originalidade da adoração cristã é baseada na hipótese de salvação de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou, e não de um ritual; sobre a existência, de uma pessoa. Na medida em que o homem reconhece Cristo como o centro de suas vidas, é o verdadeiro negócio de sua vida a Deus, transformando-a na liturgia, na canção de louvor e agradecimento a Deus (cf. De Civitate Dei X, 20). No sacrifício eucarístico da Igreja, como o corpo de Cristo Cabeça, oferece-se no pão e no vinho, sinais sacramentais do sacrifício de Cristo: “A igreja é oferecida – explica Agostinho – a mesma coisa que dá”.

A partir dos escritos  A Cidade de Deus, de Santo Agostinho Bispo (X, 6)
O sacrifício da comunidade cristã

Tão verdadeiro sacrifício é toda a obra que nos propomos a unir-se em santa comunhão com Deus, de modo que ele é conhecido o bem supremo para o qual podemos ser verdadeiramente feliz. Assim, mesmo o bem com o qual resgatou o homem, se não for realizado em relação a Deus, e não sacrifício. Portanto o próprio homem consagrado em nome de Deus e ele prometeu, como ele morre no mundo a viver para Deus, é um sacrifício. Este também pertence ao bom que o homem faz em favor de si mesmo. Por isso, estava escrito:Tenha piedade de sua alma a torná-la mais aceitável a Deus (Sir 30, 24). Quando castigamos também o nosso corpo com moderação, se não fizermos isso, como é o dever, em relação a Deus para oferecer aos nossos membros como armas de injustiça para o pecado, mas como armas de justiça a Deus, esse também é um sacrifício. Ele exortando o Apóstolo diz, peço-vos, irmãos, pelas misericórdias de Deus, para apresentar seus corpos como uma oferta viva, santa e agradável a Deus, como seu deleite razoável (Rm 12, 1). Então o corpo para a sua alma fraca usa como um servo ou um instrumento, quando o seu uso moral e honesto se refere a Deus, é um sacrifício. Mais uma razão, portanto, torna-se um sacrifício quando a própria alma surge em conexão com Deus que, iluminado pelo fogo do seu amor, perde a forma de paixão terrena e submisso a reformá-la como uma forma que não muda, então deu para ele apreciado porque ele recebeu a sua beleza. O apóstolo citado expressa este pensamento acrescentando: Não vos conformeis com este mundo que passar, mas conformeis em uma renovação de consciência, para alertá-lo ao que é a vontade de Deus, a boa ação, agradável, perfeita (Romanos 12, 2). Agora os verdadeiros sacrifícios são obras de misericórdia para com nós mesmos e para com os outros que se referem a Deus As obras de misericórdia são realizados também para libertar-se da miséria e assim tornar-se feliz; e isso é conseguido apenas com o bem que foi dito: Meu bom é para se juntar a Deus (Sl 72, 28). Resulta, portanto, que toda a cidade redimidas, o conjunto da comunidade dos santos, é oferecida a Deus como um sacrifício universal para a mediação do sacerdote, que na grande paixão que ele também ofereceu a si mesmo por nós, sob a forma de servo, porque nós éramos o corpo de um chefe tão grande. Ele sacrificou a forma de servo, foi morto na mesma, porque nela é o mediador, sacerdote e sacrifício. O apóstolo exortou-nos, em seguida, para apresentar nossos corpos como uma oferta vivo, santo e agradável a Deus, como o nosso deleite razoável, para não vos conformarem com o mundo que passar, mas de nos reformar na renovação da consciência, para nos tornar conscientes do que é a vontade de Deus, a boa ação, agradável e perfeita. E este sacrifício é nós mesmos. Em seguida, ele acrescenta: Eu digo-te na graça de Deus que foi dada a mim, a todos aqueles que estão em sua comunidade não exultante mais do que o necessário, mas para avaliar com moderação, na maneira em que Deus distribuiu a cada um a regra fé. Porque, assim como no corpo temos muitos membros que não fazem todos têm a mesma função, assim também em Cristo nós somos muitos, somos um só corpo, e cada membro da outra é porque nós temos diferentes dons segundo a graça que nos é dada (Rm 12, 3-5) . Este é o sacrifício dos cristãos: muitos, somos um só corpo em Cristo. A Igreja celebra este mistério no sacramento do altar, conhecer aos fiéis, porque nela é revelado que na coisa que ela oferece a si mesma é oferecido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s