A construção do Templo de Deus: 5º Domingo da Páscoa, com o Pequeno Monge Agostiniano

Publicado em Atualizado em

Templo de Herodes
Templo de Herodes

Desde o início dos tempos, os seres humanos têm procurado construir edifícios que preencher a lacuna entre os planos temporais e eternas, terrestres e celestes de existência. Estes templos têm tomado formas muito diferentes em muitas culturas. Um dos maiores foi o templo de Jerusalém iniciada por Herodes, o Grande (73-4 a.C.), uma maravilha arquitetônica do mundo antigo, enquanto ele estava.

Os autores dos textos do Novo Testamento nas leituras deste domingo estavam bem familiarizados com grande templo de Herodes, mas eles estavam convencidos de que Deus tinha começado a construção nova e maior morada para si mesmo em seu próprio tempo, que consiste não de pedras recolhidas, mas de um recolhimento (ekklesia) dos seres humanos, o primeiro dos quais foi Jesus Cristo. Assim, nossas leituras são cheios de imagens da construção da Igreja, o novo santuário que iria substituir o antigo e continuará a servir como morada de Deus na terra até o fim dos tempos.

  1. Livro dos Atos dos Apóstolos 6,1-7.
     

    Naqueles dias, como o número de discípulos ia aumentando, houve queixas dos helenistas contra os hebreus, porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário.
    Os Doze convocaram, então, a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém deixarmos a palavra de Deus, para servirmos às mesas.
    Irmãos, é melhor procurardes entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria; confiar-lhes-emos essa tarefa.
    Quanto a nós, entregar-nos-emos assiduamente à oração e ao serviço da Palavra.»
    A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
    Foram apresentados aos Apóstolos que, depois de orarem, lhes impuseram as mãos.
    A palavra de Deus ia-se espalhando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém, e grande número de sacerdotes obedeciam à Fé.
Ordenação Presbiteral
Ordenação Presbiteral

Nós tendemos a idealizar a Igreja primitiva, como se tudo fosse perfeito e “mar de rosas” para a primeira geração de cristãos. “Oh, se apenas os apóstolos ainda estavam ao redor, fazendo milagres e pregando o Evangelho, não estaríamos tendo todos os problemas foram enfrentados com hoje!” No entanto, o livro de Atos é bastante honesto sobre as crises a Igreja primitiva enfrentou, até mesmo se ela gostava da liderança carismática dos Doze. Esta primeira leitura é um bom exemplo deste tipo de crise: a dissidência irrompe na Igreja ao longo de linhas étnicas. Os “helenistas” reclamam contra os “hebreus”, porque as suas viúvas não estavam sendo alimentados na distribuição de discagem. Estas categorias se referem ao idioma falado dos dois grupos judaicos. “Helenistas” falavam grego; “Hebreus” falava aramaico, uma língua intimamente relacionado com hebraico (assim chamado às vezes “hebreu”) e a língua comum de Israel no primeiro século. [1]

A reação dos Apóstolos a esta crise é notável por sua indicação das prioridades da Igreja: “Não está certo que nós deixemos a palavra de Deus para servir à mesa. Em outras palavras, os apóstolos sabiam que era contrário à sua vocação a negligenciar a pregação do Evangelho, a fim de gerenciar os assuntos materiais da comunidade. O anúncio do “pão da vida”” (Jo 6, 51) tem precedência sobre a distribuição de “pão que perece” (Jo 6, 27) , pois “o homem não vive só de pão , mas de toda a palavra os proventos da boca de Deus” (Mt 4, 4).

As prioridades dos Apóstolos devem ser as prioridades da Igreja como um todo. No entanto, como muitas vezes a Igreja em várias épocas e lugares cedeu à tentação de negligenciar a Palavra de Deus, a fim de distribuir alimentos e medicamentos, tornando-se assim, como o Papa Francisco descreveu uma enorme “ONG” (Organização Não Governamental). As razões para isso são fáceis de entender. Ninguém contesta a distribuição de alimentos e medicamentos. Todo mundo aprecia-lo, e ele ganha elogios da sociedade. A pregação de conversão e de fé em Jesus Cristo, no entanto, muitas vezes encontra-se com a oposição, polêmica, e perseguição. Se a Igreja silencia a sua mensagem e ocupa-se com a distribuição de ajuda material, ela pode comprar para si um papel de segurança na sociedade, mas à custa de sua principal missão.

As obras de misericórdia e do atendimento às necessidades físicas são de grande importância; na verdade, eles são parte integrante da mensagem do Evangelho. Ao mesmo tempo, eles não são a única contribuição da Igreja no mundo. Existem outras organizações para distribuir alimentos. Nenhuma outra organização, no entanto, tem a palavra salvadora de Deus que pode levar os homens a vida eterna. A Igreja só tem este tesouro. Além disso, nós subestimamos o grau em que a pregação do Evangelho e a conversão levam a mudança social no nível material. Por exemplo, a pobreza galopante em certas áreas do mundo é o resultado, não principalmente por uma falta de recursos físicos, mas de guerra, a ganância, a corrupção política e financeira, a promiscuidade sexual, e um fracasso para a prática de casamento cristão. Nessas situações, a distribuição de alimentos e de ajuda é apenas uma solução temporária; para a mudança em longo prazo, tem que haver uma conversão do coração entre a população, uma volta para Deus que só pode acontecer a partir da pregação da Palavra.

“Voltando à nossa leitura, continuamos a observar a reação dos Apóstolos para a crise: eles contam a Igreja”, selecione dentre vós sete homens de boa reputação… Quem nomeará para essa tarefa. “Tradicionalmente, estes sete homens são identificados como o primeiro diáconos da Igreja”. Este evento é enorme importância para a vida da Igreja, porque demonstra como os Apóstolos responderam à necessidade de liderança na Igreja para além do que sua esfera de influência pessoal, e estabelece princípios básicos do governo da Igreja.

Eu mesmo costumava citar esta passagem como prova de que Deus planejou a Igreja a ser governado por autoridades da Igreja eleitos pelos leigos. “Veja como os leigos aqui começa a escolher seus próprios líderes”, eu diria. Mas a verdade é mais complicada do que isso. “É verdade, os Apóstolos consultam os leigos” da Igreja para identificar os primeiros diáconos. No entanto, a iniciativa para todo este processo , bem como a autorização final, todas as estadias nas mãos dos Apóstolos. Em última análise, os “diáconos” não são eleitos, são nomeados. “Escolha de entre vocês, homens”… Quem deve nomear. “A autoridade flui de cima para baixo, de Apóstolos para diáconos”. Autoridade não é conferida pela assembleia local. Estes homens não se tornam líderes até os Apóstolos “orar e impor as mãos sobre eles”, ou seja, a ordenação. Assim, vemos que esta passagem não modelar uma forma de governo “democrático” Igreja, mas ilustra uma estrutura autoridade hierárquica e um princípio básico da Ordem, a saber, que Jesus confiou a autoridade para governar aos Apóstolos, e essa autoridade estava em transformar confiada por eles para os outros, quando o crescimento da Igreja ultrapassou as suas capacidades para a supervisão pessoal. Essa mesma autoridade foi transmitida de homem para homem, pela imposição das mãos, para os dias de hoje.

Como muitos notaram todos os sete homens escolhidos como “diáconos” têm nomes gregos. Portanto, parece que a Igreja primitiva escolheu helenizado (de língua grega) judeu para assumir a distribuição de alimentos, para que as viúvas que falavam grego não seria esquecido. Como estes diáconos assumir a custódia dos assuntos materiais da Igreja os Apóstolos novamente dedicar-se a ” oração e ao ministério da Palavra”, e o resultado é o rápido crescimento da Igreja. Notamos particularmente que “um grande número de sacerdotes foram tornando-se obediente à fé. “Essa conversão de um grande número de descendentes de Levi é uma forma de cumprimento da aliança de Deus promete a esta tribo sacerdotal: “os sacerdotes levitas nunca faltará um homem na minha presença… a fazer sacrifícios para sempre”(Jr 33, 18). Esses levitas convertidos não perderam o seu sacerdócio quando entraram na Igreja; eles encontraram o seu sacerdócio cumprida, uma vez que passou a fazer parte do “sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais”, como a segunda leitura vai dizer.

Para resumir, este evento de Atos nos mostra um passo-chave no crescimento da Igreja: a primeira vez em que os Apóstolos concederem uma medida de sua autoridade de liderança sobre os outros. Este é o início do sacramento da Ordem, e aqueles em Ordens Sagradas (o clero) formam o “frame” ou estrutura fundamental para o Templo que chamamos de Igreja. Como o esqueleto que une o corpo, aqueles em Ordens Sagradas prestar apoio e um local de ligação e coleta para o resto do Corpo de Cristo.

  1. Livro de Salmos 33(32),1-2.4-5.18-19
     

    Exultai, ó justos, no Senhor;
    louvai-o, retos de coração.
    Louvai o Senhor com a cítara;
    cantai-lhe salmos com a harpa de dez cordas.As palavras do Senhor são verdadeiras,
    as suas obras nascem da fidelidade.
    Ele ama a justiça e a retidão:
    a terra está cheia da bondade do Senhor.

    Os olhos do Senhor velam pelos seus fiéis,
    por aqueles que esperam na sua bondade,
    para os libertar da morte
    e os manter vivos no tempo da fome.

Como tantos outros, o Salmo 33 é um cântico de louvor a Deus, que pressupõe a existência de uma relação de aliança marcada por hesed, “fidelidade aliança”, traduzida por “misericórdia” no refrão e “bondade” na segunda linha da terceira estrofe. Deus mostrou sua fidelidade às suas promessas de aliança, estabelecendo a Igreja sobre a terra. Deus havia prometido a Abraão que ele se tornaria uma grande nação, possuem um grande nome (realeza), e trazer bênção para toda a terra (Gn 12, 1-3). A Igreja, crescendo em Atos, é que “grande nação” dos descendentes de Abraão, uma nação de royalty (ver segunda leitura), que tem um papel sacerdotal para abençoar toda a terra. Esta realização foi inesperado e imprevisto; na verdade, ainda hoje ele passa despercebido, como um tesouro escondido em um campo ou uma pérola valiosa misturado com falsificações. Mas quando reconhecemos o plano de Deus na história humana, e ver que ele realmente vem cumprindo suas promessas de formas inesperadas e sutis, somos movidos a admiração e adoração. “Vertical é a palavra do SENHOR, e todas as suas obras são de confiança!”

  1. 1ª Carta de S. Pedro 2,4-9

    Caríssimos: Aproximai-vos do Senhor, que é a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus,
    também vós – como pedras vivas – entrais na construção de um edifício espiritual, em função de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
    Por isso se diz na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa; quem crer nela não será confundido
    A honra é, então, para vós, os crentes; mas, para os incrédulos, a pedra que os construtores rejeitaram, esta mesma tornou-se a pedra angular,
    e também uma pedra que faz tropeçar, uma pedra de escândalo. Tropeçam nela porque não creram na palavra; para isso estavam destinados.
    Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável;
images
…a pedra que os construtores rejeitaram, esta mesma tornou-se a pedra angular…

Estamos fazendo um tour de Primeira Epístola de São Pedro na segunda leitura deste tempo pascal. Essa seleção é cheia de temas de Páscoa. Durante a maior parte desta passagem, S. Pedro desenvolve o tema da pedra rejeitada que se torna a pedra angular, de que fala o Salmo 118, 22-23. Sabemos o quão importante Salmo 118 é o Tríduo e do tempo pascal em geral. Salmo 118 é um todah ( ação de graças) salmo, o último da série de salmos todah (113-118 ) cantadas durante o Seder de Pessach como o hino Hallel. Recorde-se que teria sido o último salmo cantado por Jesus antes de deixar a sala de cima para começar a sua Paixão. Este é o Salmo que canta no domingo de Páscoa e no Domingo da Divina Misericórdia. Agora, S. Pedro exegetas esses versículos-chave do Salmo: vv. 22-23. O que é o edifício para o qual a “pedra rejeitada” tornou-se “a cabeça da esquina”? É um templo, construído de “pedras vivas”, isto é, seres humanos. Essa idea de um templo da humanidade, em vez de pedra tem uma longa história na Escritura e tradição israelita. A comunidade judaica Esssene, que nos deixou os Manuscritos do Mar Morto, também acreditava que a sua congregação religiosa constituiu um templo para Deus: a então a festa da Comunidade verdadeiramente ser estabelecida, um plantio eterno, um templo para Israel , e – mistério Santo dos Santos para Aarão; verdadeiras testemunhas de justiça , escolhidos pela vontade de Deus para expiar a terra e recompensa dos ímpios lhes é devido. Eles serão “a parede testada, a pedra angular preciosa” (Isaías 28, 16), cujas bases devem nem ser abalado nem balançou uma fortaleza, um Santo dos Santos para Aarão, todos sabendo que o Pacto de Justiça e oferecendo assim um doce sabor.

Assim, vemos como os essênios se consideravam um “Templo humano”, cuja adesão teve um papel sacerdotal “oferecer cheiro suave” de sacrifício. Eles ainda apelar para a “pedra angular” do texto em Isaías 28. Essas ideias estavam disponíveis e correntes no judaísmo na época de São Pedro. Mas São Pedro afirma que é a comunidade estabelecida por Jesus, em torno da “nova aliança” que ele estabeleceu em seu corpo e sangue (Lucas 22, 20), que é na verdade o Templo Novo construído sobre a “pedra angular” do Salmo 118, 22 e Isaías 28, 16: o Messias, Jesus de Nazaré.

Aqueles que se unem a Jesus a pedra angular tornar-se “uma raça escolhida, um sacerdócio real”. São palavras tiradas de promessa de Deus para o povo de Israel em Êxodo 19, 5-6. Pouco antes de Deus dada a Israel a aliança no Sinai, ele lhes prometeu: “se você ouve a minha voz e guardardes a minha aliança, será a minha propriedade peculiar dentre todos os povos… e vós sereis para mim um sacerdócio real (LXX; alternadamente “reino de sacerdotes”) e uma nação santa. “Essa geração de Israel, em última instância rejeitou o pacto por adorar o bezerro de ouro, e as gerações seguintes foram muitas vezes mal melhor”. Jesus é o verdadeiro Israel; em nome de toda a nação que ele abraça a aliança e se torna o verdadeiro Real Priest (isto é, Sacerdote e Rei ) . Aqueles que se unem a ele tornar-se parte de Israel e partilhar o seu sacerdócio real.

O que isso significa para nós praticamente? Trono Jesus nesta vida foi a sua cruz. Um dos paradoxos dos Evangelhos é que Jesus é proclamado rei publicamente, enquanto pendurado na cruz. A cruz é também o instrumento de sacrifício expiatório: nele, Jesus realiza seu último ato sacerdotal, o sacrifício de seu próprio corpo. Por isso, participar do “sacerdócio real” reinando de nossas próprias cruzes, isto é, aceitando o sofrimento de cada dia e oferecendo-o a Deus para a salvação do mundo.

  1. Evangelho segundo S. João 14,1-12
     

    Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em Mim.
    Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar?
    E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também.
    E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.»
    Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?»
    Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.
    Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.»
    Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!»
    Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’?
    Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras.
    Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras.
    Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai.
resurrection
«Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!»

Queremos a comentar sobre três aspectos deste Evangelho: (1) imagens do Templo, (2) Jesus “arrogância” ao propor-se como “o Caminho”, e (3) as “obras maiores” a ser feito pelos discípulos.

Jesus diz:

Na casa de meu Pai há muitas moradas.

Se não houvesse,

eu teria dito que vou preparar um lugar para você?

E se eu for e vos preparar lugar para você,

Eu vou voltar e levá-lo para mim mesmo,

para que onde eu estou , você também pode ser.

Vários termos são usados ​​templo aqui. “A casa do meu pai” é utilizado como uma designação para o templo em outras partes dos evangelhos ( Lucas 2, 49, João 2, 16). O Templo era o maior edifício em Israel, e estava cheio de armazéns, antecâmaras e outros espaços rotunda, assim: em que há “muitas moradas” (NAB) ou “muitos quartos” (RSV). Finalmente, no Judaísmo a palavra “lugar” (topos GK, Heb maqom) tinha uma conotação especial. É muitas vezes significava “o lugar santo”, isto é, o “santuário” (ver João 12, 48 GR; Cf. Gn 28, 17). Tudo isso significa que Jesus está partindo para preparar um templo para os Apóstolos para se viver.

O que é este templo que Jesus prepara? Em certo sentido, é a Igreja, em outro lugar identificado como o Templo de Deus. Os discípulos vão viver e habitar dentro da Igreja, o Corpo de Cristo, e lá eles vão experimentar comunhão com o Pai, o Filho, e uns aos outros. As palavras de Jesus também tem um aplicativo para o céu, que é nada mais do que a Igreja triunfante.

Os discípulos querem saber o “caminho” para fazer uma peregrinação a este santuário, e Jesus lhes diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. “Isso não é um tanto arrogante de Jesus, a alegação de que ele sozinho de todos os grandes mestres religiosos da história da humanidade é” o caminho para o Pai?”.

Na verdade não. Nenhuma outra grande figura religiosa na história da humanidade tem ensinado que Deus é um Pai. Muhammed negou a paternidade de Deus, e o Buda ensinou nenhuma doutrina específica de Deus. Na verdade, tecnicamente, o Buda era um agnóstico, e algumas formas de budismo são agnósticos até hoje. Portanto, nem Muhammed nem Buda ainda afirmam ser o caminho para o divino “Pai”. Eles alegam para mostrar-lhe o caminho a Deus ou ao Nirvana.

Só Jesus propõe que Deus é um Pai. Ele e seus ensinamentos são “o único caminho para o Pai”, o único caminho viável para conhecer a Deus desta maneira.

Após ressaltar a sua própria unidade com o Pai (“Quem me vê a mim vê o Pai”), Jesus promete quem crê em mim fará as obras que eu faço, e vai fazer outras maiores do que estas. O quê? É todo aquele que crê em Jesus vai ressuscitar os mortos e realizar milagres ainda maiores do que o próprio Jesus? Como pode ser isso?

Estou convencido de que os sacramentos são, pelo menos, uma solução parcial para o que Jesus quer dizer com as “obras maiores” a ser feito pelos discípulos. Os “sinais” miraculosos do Evangelho de João foi dito de tal maneira que possamos ver sua semelhança com os sacramentos da Igreja: este é especialmente o caso para a água em vinho (João 2) e alimentação dos 5.000 (Jo 6) no que diz respeito à Eucaristia; e a cura do cego de nascença (Jo 9) no que diz respeito ao Batismo. Mas todos os sinais que Jesus realiza têm alguma conexão com os sacramentos.

Ao longo Evangelho de João, Jesus adverte as pessoas para não ser excessivamente impressionado com os milagres físicos, mas a olhar para as realidades espirituais mais profundas. Visto de uma perspectiva espiritual, os efeitos do interior do perdão dos pecados sacramentos -como – são muito maiores milagres do que as transformações físicas afetadas por sinais de Jesus. . A ressurreição de Lázaro empalidece em comparação com o poder do confessionário: “Mas mesmo a ressurreição dos mortos para a vida, o milagre pelo qual um cadáver é reanimado com a sua vida natural, é quase nada em comparação com a ressurreição de uma alma, que foi deitado espiritualmente morto no pecado e agora foi elevado para a vida essencialmente sobrenatural da graça. “Pe. Reginald Garrigou -Lagrange, OP, Os três conversões na vida espiritual (Rockford, Illinois: TAN, 2002), 15

Da mesma forma Santo Agostinho ensina:

“A justificação do ímpio é algo maior do que a criação do céu e da terra, maior até mesmo do que a criação dos anjos”. [Santo Agostinho, A Cidade de Deus, Livro IV, capítulo 9].

As “coisas maiores” os Apóstolos vão fazer depois que Jesus se foi incluir a administração dos Sacramentos, que tem o poder de perdoar pecados (João 20, 22-23 ).

Resumindo: todas as leituras apontam para a Eucaristia. A Eucaristia é o Corpo de Cristo, que é o verdadeiro lugar de moradia e Templo de Deus. Por extensão, nós, os que participam na Eucaristia também são incorporados no Templo de Deus. Aqueles em Ordens Sagradas, que nos trazem a Eucaristia e os demais sacramentos, são fundamentais para a estrutura deste templo humano. Estes sacramentos são as “obras maiores” vamos fazer em nome de Jesus, que nos traz para o “Pai” para que possamos habitar com Ele e com o Filho.

[1] Alguns argumentam que o próprio hebraico era a língua falada dominante nos dias de Jesus, mas não podemos entrar nesse debate aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s