Tempo Pascal: Quarta-feira na 2ª da Páscoa, Agostinho de Hipona

Publicado em Atualizado em

“Se você estivesse ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus; suas mentes nas coisas do alto, não nas que são da terra”. (Col 3, 1-2)

Imagem
Foto arquivo pessoal

Introdução

Agostinho descreve a ressurreição como sacramentum novæ vitæ, o sacramento da vida nova. Da mesma forma, Tomás de Aquino fala da Transfiguração, em termos de o sacramento da segunda regeneração: ele antecipa a nossa ressurreição! A ressurreição de Cristo é para os Padres o sacramento da salvação, não no sentido próprio dos sete sacramentos, “os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo se espalha a graça de Cristo” (CIC 774), mas em analógico: a ressurreição Cristo dentre os mortos é o sinal visível de salvação, o instrumento eficaz de revelação, a garantia da ressurreição final. No final do tempo, Ele que ressuscitou Cristo dentre os mortos também dará vida aos nossos corpos mortais, por meio do Espírito Santo que habita em nós (cf. Rom 8, 11), tornando-se a nossa recompensa sem fim.

A partir dos “discursos” de Santo Agostinho, bispo (Serm. 229/E, 3-4)

A ressurreição de Cristo é o sacramento da vida nova

E agora, queridos amigos, vamos considerar a ressurreição de Cristo; porque como a sua paixão estava se referindo a nossa velha vida, por isso a sua ressurreição é o sacramento da vida nova. Por isso diz o Apóstolo: Pelo batismo nós fomos sepultados com Cristo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, assim também andemos nós também em novidade de vida  (Rom 6, 4). Você acreditou e foi batizado; sua antiga vida está morta; foi morto na cruz, foi sepultado no batismo. Ela foi enterrada no antigo onde viveram mal; ressuscitar agora o novo. Viver bem: ao vivo, de modo a alcançar a vida; Viver de modo que quando você vai morrer, você não tem que morrer. Pense, meu caro, o que o Senhor disse no Evangelho ao homem que tinha tratado: Aqui você está bem! agora não peques mais, por que não tema acontecer algo pior (Jo 5, 14). Em um julgamento desse tipo foram de costas para a parede, nós estávamos em sérios apuros; mas Sua misericórdia nunca nos abandona. E porque aqui você não pode viver sem pecado, o batizado deu essa oração em que a cada dia que dizemos: Perdoai as nossas ofensas (Mt 6, 12). Das dívidas existem: não é que a segurança de natureza geral e nos mais em dívida não para cessar. Nós reconhecemos que não há matéria que todos os dias devemos ser chamado de algo; mas não podemos deixar de repousar tranquilo na maldade, a maldade, os crimes. Os pecados não devem ser nossos amigos, temos de vomitar, odiar; não retornar ao nosso vômito, como um cão (Cf. 2 Pd 2, 22). E, se acontecer, vai acontecer contra, não acontece intencionalmente procurado ou desejado, para aqueles que querem manter a amizade com os pecados serão inimigo daquele que veio para tirar os pecados, aquele que não tinha pecado.

E o que Cristo mostrou com a ressurreição de seu corpo, você começa a perceber espiritualmente para viver bem. Mas não para agora você pode esperar a mesma realidade, que é a mesma propriedade, a mesma verdade, a mesma incorruptibilidade da carne; esta é a recompensa da fé, e a recompensa é dada no final do dia. Por agora, trabalhar na vinha, ansioso para o fim do dia. Aquele que contratou para trabalhar lá e negligência não vamos falhar. O mestre, que lhe dará os salários dos seus trabalhadores por dia durante, ela pasta, entretanto, enquanto ele trabalha; assim também o Senhor, enquanto lutamos neste mundo, não só nos alimenta com comida para a barriga, mas também com a mente. Se houver pascesse, eu não estaria aqui falando; ela pasta com a palavra, e é isso que estamos fazendo que ele não prega a seus ventres, mas suas mentes. E você recebe com a ganância e, ao mesmo tempo alimentação vós, louvor; aclamaste por que razão, se suas mentes não morde ele tem? E o que somos? Seus ministros, os seus servos; porque não é nossa, mas nós saímos de sua despensa como nós distribuímos para você. E nós também vivemos nele, porque somos servos como você. E o que você administrar? Seu pão ou pão a si mesmo? Qualquer pessoa que tenha contratado um trabalhador em sua vinha lhe dará o seu pão, não a si mesmo. Cristo dá aos seus trabalhadores a si mesmo, o pão, reservar-se como uma recompensa. E não há nenhuma razão para dizer: Se nós comê-lo agora, eventualmente, haverá? Nós comemos, mas ele não termina; fome, nos refresca, mas não o fez , para fora. Pastoreio que está cansado agora, mas permanece plena recompensa. E o que temos, vale a pena mais do que a si mesmo? Se você tem algo que vale mais, ele sairia. Mas não há nada que vale mais do que Deus e Cristo é de Deus.

Em breve…
Você é nascido de novo para a vida eterna, desde que renasceu em você não sufocar em viver o mal. (Serm. 260, 1)

By Alan Lucas de Lima

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s