Sábado na Oitava da Páscoa, Agostinho de Hipona

Publicado em Atualizado em

No final dos dias,/ o monte da casa do Senhor será erguido no topo das montanhas/ e será exaltado acima dos montes; todas as nações correrão para ele. / Virão muitos povos e dirão: “Vinde, subamos ao monte do Senhor,/ a casa do Deus de Jacó; Ele nos ensinará os seus caminhos / e nós andaremos pelas suas veredas”. (Is 2, 2-3)

Imagem
Imagem arquivo pessoal

 

Introdução

Agostinho toca as cordas de cada coração lírico ao descrever a condição do sábado eterno, que não conhece ocaso, o símbolo do infinito descanso em Deus Trindade. Deus abençoou o sétimo dia, no final de cada atividade criativa e Cristo nos santificou com a sua paixão no primeiro dia da semana, no oitavo dia. Uma paz que suga o homem, chegou ao fim de sua peregrinação terrena, quando a única atividade cessou todo esforço será concedido “uma certa tranquilidade indescritível que vem da atividade de contemplação”. Ação e contemplação, descanso e fadiga são combinados para definir de uma forma característica da vida eterna: a louvar a Deus conclusão das Confissões expressar o desejo humano de experimentar a intimidade com Deus e em Deus: “Senhor Deus, dá-nos a paz, a paz de tranquilidade, a paz do sábado, a paz que não tem noite” (13, 35). Deus é o fim do prazo, o maior retorno para o homem inquieto e orientada no mesmo Deus, a excelência tranquila.

A partir das “Cartas” de Santo Agostinho, bispo (Ep. 55, 9.17)

O dia sem sol
Agora, o que fazemos com fé e esperança e se esforçam para alcançar com a caridade, que é precisamente o resto santa e perpétua de toda a labuta e cada assédio; para alcançá-lo, nós realizamos a transição desta vida, que o nosso Senhor Jesus Cristo foi gentil o suficiente para nos ensinar e santificar com a sua paixão. Este resto, no entanto, não consiste em inatividade, mas de uma paz inefável da atividade contemplativa. Desde o final dos trabalhos da nossa vida que desfrutamos, então nós descansamos na obra da vida eterna. Mas uma vez que tal atividade ocorre louvando a Deus sem fadiga dos membros e de pensamentos, o resto que você vá para que a atividade não é seguido por qualquer esforço, que a atividade não começa, a fim de terminar o resto, como se não é um retorno à labuta e problemas, mas é uma atividade que preserva o que é a característica do resto, que agem sem se cansar, sem se preocupar em pensar. Desde então, com o restante retorna para a primeira vida, a partir do qual a alma caiu em pecado, este descanso é simbolizado no sábado. Que a vida antes de ser devolvido aos que regressam do exílio desta vida, e que recebem o vestido mais bonito (Lc 15, 22 s.). É simbolizado pelo primeiro dia da semana, chamamos no domingo. Examina os sete dias, ler o Gênesis (Gen 2, 2 s.). E você vai encontrar o sétimo dia sem noite. A primeira vida não era e, portanto, escavadora para o homem pecador, enquanto o resto vai durar para sempre e, portanto, também o oitavo dia terá felicidade eterna, para o repouso eterno é incluído, ele terminou em oitavo, caso contrário não seria eterno. No oitavo dia será como o primeiro, de modo que a primeira vida não será cancelado, mas se transformou em eterna.

Em breve…
Se assim for nós exaltar estes dias que eles vão, com solenidade devoto em que nos lembramos da paixão e ressurreição de Cristo, como que nos fará abençoado eternidade, onde iremos vê-Lo e permanecer com Ele, de que apenas o desejo e espero que fazer o seu próprio bem-aventurado? (Sermo 229/D, 2)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s