As Leituras Sexta-feira Santa e do Sacerdócio de Cristo, com o Pequeno Monge Agostiniano

Publicado em Atualizado em

As Leituras Sexta-feira Santa,  todos os anos, na sexta-feira, lemos o Evangelho de São João a Paixão capts.: 18-19.

Crucifixion_WGA

Um dos temas que atravessa essa leitura é o Sacerdócio de Cristo. Eu já comentei este tema através das Leituras Sexta-feira Santa em anos anteriores. Aqui, eu repasso meus comentários anteriores, com algumas adições, especialmente em relação à primeira leitura:

Já existe linguagem sacerdotal na primeira leitura, a partir de Isaías 52 e 53, o famoso “Servo Sofredor”:

Veja, meu servo prosperará, ele deve ser erguido e muito exaltado. Mesmo que muitos ficaram surpresos com ele tão desfigurado estava seu olhar para além-aparência humana e sua aparência para além da dos filhos do homem assim ele assustar muitas nações, por causa dele rei subsistirá sem palavras; para aqueles que não foram informados de ver, aqueles que não ouviram deve refletir isso. Esta profecia poética é notável pela sua justaposição abrupta da exaltação e da humilhação do empregado.

Primeiro, o profeta diz que o servo “prosperar, ser erguida, e ser muito exaltado”, mas a próxima linha fala dele ser o que dá Isaías “desfigurado além-aparência humana?” Como você pode mover-se entre dois tais declarações sem qualquer transição ou explicação? Esta é uma das muitas exegeses no Antigo Testamento que só fazem sentido à luz da cruz. A dinâmica aqui de exaltação simultânea e humilhação é retomada e desenvolvida em todo o Evangelho de João, que é marcada pela ironia paradoxal de que “a hora” da glorificação de Jesus (João 12, 23) é realmente a hora da sua paixão e crucificação (João 17, 1). Por que é a cruz a glorificação? Porque é a expressão extrema de amor; somente um Deus mais verdadeiramente digno de amor e adoração seria e poderia passar por tal auto-sacrifício radical por nossa causa.

Quem acreditaria no que ouvimos? Para quem tem o braço do Senhor foi revelado? Ele cresceu como uma muda antes dele, como um rebento da terra seca; havia nele qualquer influência imponente para nos fazer olhar para ele, nem aparência que nos atrair para ele. Ele foi desprezado e evitado por pessoas, um homem do sofrimento, acostumado a enfermidade, um daqueles de quem as pessoas escondem seus rostos, desprezado, e nós não o tinham em estima.

Estes versos nos lembram de que o Cristo, quando ele entrou na terra, não conseguem vencer todos para a sua causa, mesmo que ele realizou muitos milagres e frequentes. Ao contrário, ele foi “realizado em nenhum estima”. Surpreendentemente, ele nem sequer convence a todos de seus próprios discípulos, os homens que ele tinha em formação com ele, que ele era o Messias e Filho de Deus (acho que Judas). Às vezes, temos a tendência de pensar que, se nós apenas tivemos o argumento de direito, a técnica evangelística direito, ou o poder de realizar milagres, poderia converter toda a sociedade. No entanto, a sociedade não desacredite, porque não há argumentos suficientes para a existência de Deus, ou evidência histórica forte o suficiente para a vida e o ministério de Cristo, nem por falta de milagres: muitos têm sido documentados. As pessoas não acreditam porque querem acreditar. A mensagem de Jesus é muito difícil, exige muito de nós. Nós preferimos que ele seja falso.

No entanto, eram as nossas enfermidades que ele suportou nossos sofrimentos que ele suportou, enquanto pensava nele como aflito, como um ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, esmagado por nossos pecados; estava sobre ele o castigo que nos faz todo, por suas pisaduras fomos sarados. Tivemos todos desgarrados como ovelhas, cada um seguindo o seu próprio caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a culpa de todos nós.

Aqui, o servo é descrito como um animal sacrifical, que morreu vicariamente pelos pecados do adorador. A “colocação de culpa” sobre o Servo reflete a prática de sacrifício de impor as mãos sobre a cabeça do animal para transferir pecado e da culpa para a vítima.

download

Apesar de ter sido maltratado, ele apresentou e não abriu a boca; como um cordeiro levado ao matadouro ou uma ovelha diante dos tosquiadores, ele ficou em silêncio e não abriu a boca. Oprimido e condenado, ele foi levado para longe, e quem teria pensado mais de seu destino? Quando ele foi cortado da terra dos viventes, e ferido pelo pecado de seu povo, um túmulo foi atribuído a ele entre os ímpios e um local de sepultamento com malfeitores, se ele tivesse feito nada de errado nem falado qualquer falsidade. Mas o Senhor estava satisfeito esmagá-lo na enfermidade.

A tradução Inglês faz parecer como se deu a Deus o prazer que o Servo foi esmagado, mas não é esse o caso. O hebraico é uma expressão usada frequentemente para decretos ou decisões reais, indicando que era a vontade de Deus, mas não necessariamente que ele encontrou no prazer nele.

Se ele dá a sua vida como oferta pelo pecado, ele verá seus descendentes em uma vida longa, e a vontade do Senhor será realizada através dele. Por causa de sua aflição ele verá a luz em plenitude de dias; através de seu sofrimento, meu servo, justificará a muitos, e sua culpa, ele deve suportar. Por isso vou dar-lhe o seu quinhão com os grandes, e repartirão-no os despojos com os poderosos, porque ele se entregou à morte e foi contado entre os ímpios; e ele deve tirar os pecados de muitos, e ganhar o perdão por suas ofensas.

Isaías fala do servo, “tornando-se uma oferta pelo pecado”, “justificando muitos”, “tendo a sua culpa”, “tirar os pecados de muitos”, e “ganhar perdão por ofensas”. Estes eram principalmente os papéis sacerdotais no Antigo Testamento, porque o sacerdócio suportou a culpa de Israel e levou os seus pecados através da liturgia sacrifical (Lv 4, 30, 36,32 et passim; 05, 05; 22,16). O Servo é ao mesmo tempo sacerdote e sacrifício.

Virando-se para a Leitura do Evangelho no contexto, nota-se que os temas sacerdotais preceder a passagem lemos em Massa (Jo 18-19), já começando no complexo Última ceia (Jo 13-17). Por exemplo, o discurso sobre o Espírito Santo em João 16, 4-15 contém conceitos sacerdotais. Espírito Santo é enviado para capacitar juízo de culpa contra a inocência, o que nos faz lembrar o tribunal da confissão (cf. Jo 16, 07 | Jo 20, 22-23). O Espírito Santo está sobre Jesus, e será dado aos apóstolos, com a finalidade de pecado perdão e fazer o julgamento moral, que no Antigo Testamento era prerrogativa dos sacerdotes (ver Lv 4, 20; Dt 17,09).

O Espírito Santo, além disso, é enviado aos Apóstolos para levá-los à verdade, o carisma da verdade compartilhada pelos sucessores dos apóstolos.

Quando o Espírito da verdade vier, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas o que ele ouve ele falar, e ele irá dizer a você as coisas que estão por vir (16, 13).

No entanto, é importante notar que esta promessa é dada, em primeiro lugar, ao colégio dos apóstolos como um grupo, e não para cada operação cristão como indivíduo. O João 16, 13 não significa que cada cristão pode apenas rezar e se tornar infalível.

Jesus é mostrado para ser um Sumo Sacerdote na chamada “oração sacerdotal” de João 17.

O sumo sacerdócio de Cristo é prenunciado no início do Evangelho de João 2, 21 diz: “Mas ele falava do templo do seu corpo”. Quando perguntamos, onde no judaísmo há precedente para o corpo de um homem que é o Templo encontrar o precedente é dada pelo Sumo Sacerdote.

Sabedoria de Salomão 18, 24: Para cima [do Sumo Sacerdote] longa túnica todo o mundo foi retratado, e as glórias dos pais foram gravados sobre as quatro fileiras de pedras, e sua majestade sobre o diadema sobre a sua cabeça.

Philo, Vida de Moisés 2, 143: Então [Moisés] deu [os sacerdotes] suas vestes sagradas, dando a seu irmão [Arão, o Sumo Sacerdote] o manto que chegou até os pés, e o manto que cobria os ombros, como uma espécie de mama placa, sendo uma túnica bordada, adornado com todos os tipos de figuras, e uma representação do universo.

Philo, Vida de Moisés 2, 135: O Sumo Sacerdote “representa o mundo” e é um “microcosmo” (brachys kosmos).

Josefo, Antiguidades Judaicas 3, 180: para se alguém não, mas consideram o tecido da tenda, e ter uma visão das vestes do sumo sacerdote, e dos navios que fazem uso do nosso ministério sagrado, ele vai encontrar eles eram todos feitos em forma de imitação e representação do universo.

Em outras palavras, as vestes do Sumo Sacerdote marcou-o como o “homem cósmico”, um homem cujo corpo representava o universo. E no pensamento judaico, o universo inteiro era o Templo cósmico.

Este tema é apanhado mais tarde em João nesta linha: “Sua túnica era sem parecer, toda tecida de alto a baixo” (João 19, 23). A túnica inconsútil apenas conhecido no judaísmo antigo foi usado pelo Sumo Sacerdote: Josefo, Antiguidades 3, 159-161: “O sumo sacerdote é realmente adornada com uma vestimenta de uma cor azul. Isto também é uma veste longa, chegando a seus pés. Agora esta vestimenta não era composta de duas partes, nem foi costurada sobre os ombros e os lados, mas foi um longa vestimenta tão tecida como ter uma abertura para o pescoço”.

Voltando a João 17, “A Oração Sacerdotal alta”, nota-se que é paralela em Estrutura para o Dia da Expiação ritual, como vemos em Levítico:

16,17: “Não haverá homem na tenda da congregação quando ele entrar para fazer expiação no lugar santo, até que ele sai e fez expiação  para si e  para a casa dele e  para toda a congregação de Israel”.

Este é também o padrão de Jesus em João 17, como reza primeiro para si mesmo, em seguida, para os Apóstolos (sua casa) e, finalmente, para “todos aqueles que vierem a crer por eles”, ou seja, toda a Igreja, o novo Israel.

Em um tema importante em João 17 é a revelação do nome divino de Jesus aos Apóstolos: “Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste para fora do mundo”. (João 17, 6)

O nome divino (Yhwh) não foi falado no judaísmo (Mishná, Sinédrio 11, 01: “Quem fala claramente não terão parte no mundo vindouro”. Mas, no Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote pronunciado três vezes (Mishnah Yoma 3, 8, 04, 2 e 50, 20 Siraque; Num 6, 22-27).

Em João 17, 17-19, Jesus pede que Deus, o Pai “santificar” ou “consagrar” os Apóstolos. No Antigo Testamento, que tipo de homens que você santificar/consagra (κατοχυρώνει)? Quase exclusivamente aos sacerdotes. Veja Ex 19, 22; 28 41; 29, 1, 33,44; 30, 30; 40, 13; Lev 8, 11-12; 21, 8.

Mas que tipo de sumo sacerdote era Jesus, para passar este sacerdócio aos discípulos? O livro de Hebreus o identifica como um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 5, 10; Sl 110, 4). A tradição judaica considera como Melquisedeque Sem, filho de Noé, que herdou o sacerdócio primordial de Adão em sucessão de pai para filho primogênito através das gerações. Davi mais tarde entrou nesta sucessão Melquisedeque quando se tornou rei da cidade de Melquisedeque, Jerusalém (chamado de “Salem”, em Gênesis 14, ver 2Sm 5 para a conquista de Jeru – salém de Davi).

Na visão de Hebreus, “Sacerdócio do Primogênito” de Jesus é original e superior ao levítico/Sacerdócio Aarônico, que foi o resultado do pecado de Israel (ver Êxodo 32). Assim, é tão apropriado que a nossa segunda leitura é uma passagem de Hebreus 4 descrevendo a natureza do sacerdócio de Jesus.

Finalmente se mudar para o Evangelho de Sexta-feira Santa, em João 18, vemos um contraste entre Jesus, o Sumo Sacerdote Anás vs o “Sumo Sacerdote”. João aponta os problemas com a legitimidade de Anás e Caifás sumos sacerdotes. Em João 18, 13: Sumo Sacerdote naquele ano, mostrando – incisivamente a conivência dos saduceus com opressores romanos, permitindo que o governador romano para designar o Sumo Sacerdote em uma base anual, apesar de que era um escritório ao longo da vida. Na lei judaica, era ilegal ter dois sumos sacerdotes. Mas em João 18, 24; vemos que tanto Anás e Caifás estão compartilhando o papel.

Nem segue a lei judaica fielmente. Um ensaio noite é extremamente duvidoso (veja João 18, 19-27). A lei judaica nunca tolerou abusos de réus (Jo 18, 22).

Sem mencionar Anas/Caifás tinha a linhagem errada, como também não era verdadeiro descendente de Sadoc, pelo qual, de acordo com Ezequiel, a linha sacerdotal alta deve vir (Ez 40, 46). Esta foi a polêmica que dividiu o “Qumran” essênios da participação no Templo de Jerusalém.

Nenhuma carga clara é feita contra Jesus durante seu julgamento (Jo 18, 30). Assim, João 18 está mostrando que o sacerdócio de Anás e Caifás é uma farsa. Você tem que mudar para o sacerdócio de Jesus para encontrar autoridade real.

O ponto culminante do imaginário sacerdotal vem na cruz.

João 19, 23-24 diz que Jesus a túnica não se rompeu: Mas a túnica era sem costura, tecida de alto a baixo; para que eles disseram uns aos outros: “Não a rasguemos, mas deitemos sorte sobre ela para ver de quem será”.

Notamos isso está de acordo com a lei judaica para o Sumo Sacerdote.

Lv 21, 10: “O sacerdote que é o principal entre os seus irmãos não rasgar suas roupas”. “Caifás viola este comando durante o julgamento de Jesus (Marcos 14, 63)”.

“Em João 19, 39; lemos sobre o corpo perfumado do Senhor que está sendo retirado da cruz: Nicodemos também, que a princípio veio a ele de noite, veio trazendo uma mistura de mirra e aloés, cerca de cem libras”.

Isso lembra a prática de ungir o Sumo Sacerdote com preciosos óleos perfumados

Êxodo 30, 22-33: “Tome as melhores especiarias: de mirra e ungirás Arão e seus filhos…”.

Em João 19, 40; vemos Jesus envolto inteiramente em linho: Eles levaram o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho com as especiarias, como é o costume de sepultamento dos judeus.

Linho foi o único tecido lícito ao Sumo Sacerdote de usar.

Lv 16, 4; “Ele colocou na túnica sagrada de linho, e terá as calças de linho sobre seu corpo, ser cingidos com o cinto de linho, e usar o turbante de linho; essas são as vestes sagradas”.

Jesus é, então, colocado em um túmulo virginal.

João 19, 41-42; “No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, onde ninguém ainda havia sido posto”. Então, por causa do dia da Preparação dos judeus, como o túmulo estava perto, pôs a Jesus.

Lei Mosaica especificado o Sumo Sacerdote só para se dar a uma virgem.

Lv 21, 13-14 “Ele toma uma mulher na sua virgindade, uma virgem do seu povo”.

O túmulo virginal de Cristo representa o seio virginal da Santíssima Virgem e da Igreja que ela encarna. Nas Escrituras Hebraicas, há uma relação mística entre o útero e a terra (cf. Sl 139, 13,15).

João está nos mostrando Jesus tanto como Sumo Sacerdote e Sacrifício. Fechamos com esta observação do autor de Hebreus.

Hb. 9, 11-12; “Mas quando Cristo veio como sumo sacerdote das boas coisas que vêm, em seguida, por meio do maior e mais perfeito tenda (não feita por mãos, isto é, não desta criação), entrou uma vez por todas no Lugar Santo, não com o sangue de bodes e bezerros, mas o seu próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna.

 By Alan Lucas de Lima

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s