Abençoa-me, ó Pai, o Papa lidera pelo exemplo, vai para a confissão

Publicado em Atualizado em

Liderando uma liturgia penitencial na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco surpreendeu seu assessor litúrgico, indo à confissão durante o serviço.

Depois de um exame de consciência 28 de março, o papa e 61 sacerdotes se mudaram para confessionários ou cadeiras conjunto contra as paredes para oferecer o sacramento para penitentes individuais.

No entanto, como Mons. Guido Marini, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, estava mostrando que o confessionário que o papa estaria usando de ouvir confissões, o Papa apontou para outro confessionário nas proximidades, o que indica que ele próprio ia primeiro confessar.

Um padre sai do seu confessionário para observar Papa Francisco que vai a confissão durante uma liturgia penitencial na Basílica de São Pedro, 28 de marco.

O papa, vestido com uma sobre pelis branca simples e estola roxa, passou cerca de três minutos ajoelhados diante confessionário aberto do sacerdote e recebeu a absolvição. O sacerdote também apertou as mãos do papa e beijou seu anel de prata simples.

Papa Francisco, em seguida, foi para outro confessionário e passou cerca de 40 minutos confissões.

Em sua homilia, o papa disse que após o chamado de Deus à conversão não é suposto acontecer apenas durante a Quaresma, mas é um compromisso de vida. Ele também falou sobre duas características fundamentais da vida cristã: colocar em um “novo homem, criado à maneira de Deus” e que vivem em e compartilhar o amor de Deus.

Renovação em Cristo vem com o batismo, que liberta as pessoas do pecado e os acolhe como filhos de Deus e membros de Cristo e sua igreja, disse ele.

“Essa nova vida nos permite ver o mundo com olhos diferentes, sem mais se distrair com as coisas que não importam e que não pode durar por muito tempo”, disse ele.

Derramamento comportamentos pecaminosos e com foco no essencial tornar-se um compromisso diário para que uma vida “deformada pelo pecado” pode se tornar uma vida “iluminada pela graça” de Deus.

Quando corações são renovados e criado no caminho de Deus, bom comportamento segue, ele disse, por exemplo:  “sempre falar a verdade e direção clara de todas as mentiras; não roubar, mas sim, compartilhar o que se tem com os outros, especialmente com aqueles em necessidade, não ceder à raiva, rancor e vingança, mas ser manso, magnânimo e pronto a perdoar, que não participam na maledicência que arruína o bom nome das pessoas, mas olhando principalmente para o lado bom em todos”.

O segundo aspecto da vida cristã é viver no amor eterno de Deus, disse o papa. Deus não se cansa de olhar para fora para seus filhos, tanto aqueles que perderam o seu caminho e aqueles que permaneceram fiéis ao seu lado.

Imagem
O Papa dá o seu exemplo

Jesus, de fato, convida todos a imitar esse mesmo amor misericordioso e tornar-se “discípulos credíveis de Cristo no mundo”, disse ele.

O amor de Deus não pode ser realizada no interior, “é aberta por sua própria natureza, ela se espalha e é frutífera, isso sempre gera um novo amor”, disse ele.

Nesse espírito missionário, a liturgia penitencial abriu uma iniciativa chamada “24 Horas para o Senhor”, patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

O conselho pediu as dioceses ao redor do mundo a ter pelo menos uma paróquia aberto todo o dia e noite, 28 de março de modo que qualquer um poderia ir para a confissão e tomar parte na adoração eucarística. É parte do foco do papa em celebrar a misericórdia de Deus e o poder do perdão.

Os jovens pertencentes a diferentes paróquias e movimentos diferentes em Roma eram para estar nas ruas durante a noite, convidando seus pares para ir para as igrejas para rezar, confessar ou apenas para falar com um padre.

Em sua homilia, o Papa Francisco elogiou a iniciativa e aqueles que seriam bater as ruas para compartilhar a alegria da misericórdia de Deus e convidar outras pessoas para descobrir um relacionamento mais profundo com Cristo.

“Diga-lhes que nosso pai está esperando por nós, nosso pai nos perdoa, e ainda mais, ele comemora”, disse o papa.

Mesmo com todos os pecados e erros, Deus, “em vez de repreendê-nos, comemora”, disse o papa. “E você tem que dizer isso, dizer isso para um monte de gente hoje” para que possam experimentar a misericórdia e o amor de Deus.

Source: Catholic News Service

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s