Ata do Martírio das Santas Perpétua e Felicidade (203 dC)

Publicado em Atualizado em

Cartago, 7 de março de 203.

As atas de martírio das Santas Perpétua e Felicidade (7 de Março, 203) é altamente significativo para nos dar uma ideia, pelo menos aproximadamente, as demandas que o cristianismo se comportaram de história pública, social e vida familiar. Exemplo estrelado por Perpetua é uma demonstração clara de colocar os ditames da fé para os laços de sangue e da família: […]

Santa Perpetua
Santa Perpétua

Adolescentes “Eles foram detidos catecúmenos Revocato e Felicidade, este companheiro de vocês da escravidão Saturnino e Secundulus, e entre eles também Vibia Perpétua, de origem nobre, educado nas artes liberais, legalmente casado, tinha pai, mãe e dois irmãos, um deles como um catecúmeno ele, e uma criança que ela mesma alimentados. Ele tinha cerca de vinte anos.

A partir daqui, ela narrou todo o ponto a ponto pelo seu martírio (e eu reproduzi-lo como escrever a mão esquerda e sentindo-se).

“Quando ele diz, ainda estávamos entre os nossos perseguidores, como desejava ardentemente que meu pai me desampares, com suas palavras e trouxe o seu amor, e não ceder em seus esforços para me derrubar:

– Pai, eu disse, você vê, por exemplo, os utensílios de cozinha que está lá no chão, placa punhal ou qualquer outro?

– Estou a ver, respondeu ele.

– Ele pode ser dado outro nome que você tem?

– Não.

– Bem, eu não posso chamar com um nome diferente do que o que eu sou: um cristão.

[…]

De lá alguns dias, o boato de que nós estávamos indo para ser interrogado correu. Também veio da cidade meu pai, consumido pela dor, se aproximou de mim com a intenção de me levar para baixo e disse:

– Que pena, minha filha, meus cabelos brancos tem piedade de seu pai, se você merece ser chamado pelo nome do pai. Se estas mãos eu lhe trouxe a esta flor de sua idade, se eu teria preferido que a todos os seus irmãos, eu não dar o opróbrio dos homens. Olhe para os seus irmãos olhar para sua mãe e tia materna, olha para o seu filho, que não é para sobreviver. Coloque suas almas, todos nós a nada, porque nenhum de nós pode falar livremente, se algo acontecer com você.

Então, falando como um pai, levado de sua piedade, casal se beijando minhas mãos, atirou-se aos meus pés e me chamou, em lágrimas, não sua filha, mas sua esposa. E eu estava com o coração partido por caso do meu pai, que era o único na minha família que não estava feliz com o meu martírio. E eu tentei animá-lo, dizendo:

– Voltar no estante o que Deus quiser vai acontecer, para que você saiba que não são colocados ao nosso alcance, mas de Deus.

E retirou minha mão, na tristeza.

Outro dia, enquanto estávamos comendo, fomos subitamente arrebatado para interrogatório, e chegou ao fórum ou praça pública. Imediatamente a voz ao redor da praça veio, e uma enorme multidão reunida. Fomos até o pódio. Eles questionaram todos os outros, confessou sua fé. Eu finalmente consegui me transformar também. E então meu pai apareceu com o meu filho em seus braços, e eu rasguei o palco, implorando:

– Coitado do menino.

E o advogado Hilarian, que havia recebido no momento do ‘ius gladii’ ou o poder de vida e morte, ao invés da tarde procônsul Minucius Timiniano:

– Dez considerações, disse ele aos cabelos brancos de seu pai ser atencioso com a tenra idade da criança. Sacrifício para a saúde dos imperadores.

E eu disse:

– Nenhum sacrifício.

– Então você é um cristão?

– Sim, eu sou cristã.

E como meu pai era firme em sua tentativa de me quebrar, Hilarian ordenou que o expulsou de lá, e até vencê-lo. Senti meu pai bate como eu teria me batido. Então, eu também sofria por sua infeliz velhice. […]

Então, depois de alguns dias, Pudente, soldado tenente, funcionário da prisão, ele começou a fazer-nos uma grande consideração, para entender que estávamos em uma grande virtude. E assim, admitiu a muitos que vieram nos ver, a fim de aliviar-nos uns com os outros.

Mas quando ele se aproximava o dia do show, entrou no meu pai para mim, consumido pela dor, e começou a rasgar a barba, a atirar-se ao chão, batendo com a cara na poeira, amaldiçoando seus anos e dizer tais palavras, eles poderiam se mover toda a criação. Eu machuco a infeliz idade.

[…]

Quanto à felicidade, ela também foi concedida a graça de Deus, a nossa maneira de dizer:

Como estava no oitavo mês de gravidez (para ela foi pega com a criança), sendo iminente no show, foi mergulhado em profunda tristeza, medo teve que adiar sua execução por causa de sua gravidez (como a lei corrida fechada grávidas), as mulheres, em seguida, teve que derramar seu sangue, santo, inocente, entre outros criminosos. Assim como ela, seus companheiros mártires foram profundamente triste pensar que eles tiveram que deixar para trás um excelente companheiro tal, como um caminhante solitário no caminho da esperança comum. Eles, portanto, apertando um gemidos de tudo, fez oração ao Senhor três dias antes do show. Depois da oração, imediatamente as dores de parto da Felicidade. E, como ela sentiu a dor, como se pode esperar, a dificuldade de um parto difícil do oitavo mês, disse a um dos funcionários da prisão:

– Você então você reclama agora, o que você vai fazer quando você é jogado às feras, que você desprezava quando você não quer sacrificar?

E ela disse:

– Agora sou eu quem sofre o que eu sofro, mas haverá outro em mim, sofrer por mim, porque eu também sofro por Ele.

E então eu dei à luz uma filha, uma irmã que cresceu como filha. […]

Como o Tribune de tentar demasiado duro, temendo por indícios de homens levianos, ele não estava fuga da prisão para a arte não sei o que encantamentos mágicos, Perpetua o encarou e disse:

– Como é que você não permitem qualquer alívio, sendo como somos prisioneiros muito nobres, ou seja, nada menos do que César, temos de lutar em seu aniversário? Ou não é a sua glória para se apresentar diante dele com a melhor carne?

O tribuno estava com medo e vergonha, e por isso ele ordenou que tratá-los de forma humana, de modo que foi autorizada a entrar na prisão de seus irmãos e outros, e que irá aliviar o outro, mais do que a maioria, uma vez que os mesmos Pudens tinham abraçado a fé.

[…]

Mas contra a mulher preparava o diabo uma vaca bravíssima, autor expressamente contra os costumes. Assim, despojado de suas roupas e envolto em redes, foram trazidos para o show. A aldeia ficou horrorizado com a visão de uma jovem delicada, e o outro, que tinha acabado de dar à luz. O aposentado, e, em seguida, vestidos com túnicas.

O primeiro a ser lançado  Perpetua foi alto, e caiu para trás, mas apenas ficou sentado, pegando o robe rasgado, perna coberta, antes de lembrar que a dor da vergonha. Em seguida, exigiu uma agulha, cabelos espalhados amarrado, não era digno de sofrer um mártir com cabelo dispersado, para não dar a aparência de luto no momento da sua glória.

Assim composto, levantou-se, e como eu vi Felicidade deitada no chão, se aproximou, apertou sua mão e levantou-a. Ambas as reuniões foram realizadas, e, superar a dureza de pessoas foram levadas para a porta Sanavivaria. Há certamente recebeu Rústico, o tempero catecúmeno, o seu íntimo, como se despertasse de um sonho (tão absorto no Espírito tinha sido), começou a olhar ao redor, e com espanto de todos, ele disse:

– Quando dizemos que jogar vaca?

E como eu disse que já havia sido lançado, ele não iria acreditar até que ele reconheceu seus sinais corporais e vestido o ataque. Então ele enviou para o seu irmão, também um catecúmeno, e deu-lhe estas palavras:

– Fique firme na fé, amai uns aos outros e não se ofenda por nossos sofrimentos. […]

Mas como as pessoas exigiram a deixar o meio do anfiteatro ao levantar os olhos, matando companheiro com a espada ele deve passar através de seus corpos, eles espontaneamente se levantou e mudou-se onde as pessoas queriam. Antes de o outro, eles se beijaram para consumar o martírio com o solene rito da paz.

Todos imóvel e em silêncio, foram autorizados a passar pelo ferro, mas ‘signally saturus’ (que foi introduzido que tinham fé e que tinha entregue voluntariamente sua prisão por conhecer bem partilhar o seu destino), como foi o primeiro a carregar a escada e em seu pico estava esperando por Perpétua, também foi a primeira a oferecer o seu espírito.

Quanto a isso, então gostaria de alguma dor, eu gritei para sentir pontada entre os ossos. Então ela pegou sua mão direita garganta vagando gladiador iniciante. Talvez uma excelente mulher tal, não poderia ter sido morta em contrário, que era temido como o espírito do mal, se ela não queria.

Oh, mártires muito fortes e mais abençoados! Oh, realmente chamado e escolhido para a glória de nosso Senhor Jesus Cristo! Isso amplia a glória, honra e adoração, certamente deve também ler esses exemplos, que não cedem à primeira, para a edificação da Igreja, para que também a nova testemunha que as virtudes é sempre um e o mesmo Espírito Santo a trabalhar até agora, Pai Todo-Poderoso e seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor, que está além de clareza e poder medida para todo o sempre. Amém”.

(BAC, D. RUIZ BOA, os registros dos Mártires, 419-440)

Deixe uma Resposta

