Evangelho com Pequeno Monge

Publicado em Atualizado em

Quinta-feira da 7ª semana do Tempo Comum
Evangelho segundo S. Marcos 9,41-50 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  «Quem vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.» 
«E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. 
Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo que não se apaga, 
onde o verme não morre e o fogo não se apaga. 
Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à Geena, 
onde o verme não morre e o fogo não se apaga. 
E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à Geena, 
onde o verme não morre e o fogo não se apaga. 
Todos serão salgados com fogo. 
O sal é coisa boa; mas, se o sal ficar insosso, com que haveis de o temperar? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.»

___________________

A voz de Agostinho

Dos bens deste mundo e receber as bênçãos eternas. Das terra e o céu receber. Mas quem, ouça a Escritura que diz como para fornecer o mesmo Senhor: “Aquele que é gentil com os fracos, empresta ao Senhor” (Pr 19,17). Certamente Deus não precisa de você, mas há alguém que faz. O que você dá a um outro destinatário. Porque os pobres não ter você de volta, quero, mas nada, é apenas a vontade de orar por você. Mas quando um pobre orando por você, é como dizer a Deus: “Senhor, eu recebi um empréstimo, sê o meu vínculo”. Desde então, se o pobre que você forneceu, seja insolvente, não é um bom fiador, porque Deus diz: “Dai, sem medo, eu respondo por ele. Eu, que irá devolvê-lo a você, sou eu que recebo, fui eu que me dar é.”
Você acha que Deus também diz: “Eu sou quem eu tenho, é de mim que você dá?” Sim, certamente, se Cristo é Deus não está aqui, sem dúvida, porque ele mesmo diz: “Tive fome e me destes de comer”. E o que ele pede, “Quando é que vimos com fome” Quer mostrar que ele é realmente o guardião dos pobres, que é responsável por todos os membros e declara: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos, a mim o fizestes” (Mt 25,35s).

Sermão sobre o Salmo 36

Deixe uma Resposta

