Evangelho com Agostinho

Publicado em Atualizado em

Evangelho segundo S. Marcos 9,30-37

Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos  atravessaram a Galileia, mas Ele não queria que ninguém o soubesse, 
porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que o hão-de matar; mas, três dias depois de ser morto, ressuscitará.» 
Mas eles não entendiam esta linguagem e tinham receio de o interrogar. 
Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?» 
Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. 
Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.» 
E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes: 
«Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»

Imagem

A voz de Agostinho

Bem, Cristo, o Apóstolo diz, morreu para o benefício dos ímpios (Rm 5, 6). Não o ímpio merece ser amado? Rogo-te me dizer o que os ímpios merecem.  Você responde. Bem, no entanto, Cristo morreu pelos ímpios. Aqui você vê o que ele fez para você quando reserva ímpios? O que foi feito para os ímpios? Porque Cristo morreu pelos ímpios? Você, que queria possuir tudo, então lá você tem que encontrar tudo isso, não olhe para o caminho da ganância, encontrá-lo no caminho da piedade. Se você for lá, você possui, pois possuem o Criador de todas as coisas, ele, tudo com ele vai ser seu.
Estas não são as idéias que irão expor as deduções da razão. Você ouvi suas próprias palavras ao Apóstolo: Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes que ele deu para todos nós, como ele poderia não com ele também nos dá todas as coisas? (Rm 8, 32). Obviamente! Oh gananciosos! Eis aqui todas as coisas. Em ordem, portanto, encontraram nenhum obstáculo, desama tudo que você ama e possuir Cristo, em quem você pode ser o mestre de tudo. Ele absolutamente  inecesitado o alívio, tomou, no entanto, “para incentivar o doente, o que o fez sem culpa; língua era uma maneira de superar a resistência do doente e reviver os caídos. O cálice, diz ele, que eu bebo (Mt 20.22, 1), no qual a poção não tem nada para se curar, porque não há, vou bebê-lo com tudo isso para que você, que eu preciso beber, não jogue para trás e que você bebe.
Sermão 142, 5-6

Deixe uma Resposta

