“Graça por graça” … e de graça !

Publicado em Atualizado em

Lectio Divina – 31/12/13 – 7º Dia da Oitava de Natal – Terça-Feira

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.” (João 1, 1-3)

Dou-me conta de que a Palavra de Deus é Jesus e de que em cada Palavra de Jesus eu O encontro .. e me encontro ?
Na Bíblia, Sua Palavra está sempre comigo … recorro a ela ?

“Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.” (João 1, 4-5)

Em alguma outra Palavra encontro Luz e Vida ?
Deixo-a luminar as minhas trevas ?

“Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.” (João 1, 6-9)

João Batista foi o precursor de Jesus, foi a Sua testemunha e quem o apontou como Messias. Iluminado pela Palavra, passou a divulgá-la para iluminar … eu também já fui iluminado pela Palavra, mas divulgo-a para iluminar ?

“A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.” (João 1, 10-11)

Jesus, a Palavra de Deus, me foi anunciada … mas realmente eu a acolho e tento viver segundo os Seus preceitos … ou a ignoro ?

“Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.” (João 1, 12-13)

Aceito a minha filiação divina acreditando no nome de Jesus, a Palavra de Deus ?
Não é esta a minha dignidade cristã ?

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade.” (João 1, 14)

Sou carne … mas como cristão, também eu não deveria ser Palavra de Deus para o meu irmão, Palavra de Vida, de graça e de verdade ?

“Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. (João 1, 15)

Como João Batista aceito que Jesus, a Palavra de Deus, esteja à minha frente para me guiar ?
Mas na realidade, Jesus/Palavra não é o meu ontem, o meu hoje e o meu sempre ?

“De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça.” (João 1, 16)

Sendo sincero, tem-me faltado alguma graça ?
De minha parte, dou “graça por graça” … e de graça ?

“Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.” (João 1, 17)

A Nova Aliança não é a Aliança da graça e a da verdade em Cristo Jesus ?

“A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. ” (João 1, 18)

Não é uma alegria poder conhecer a Deus através de Jesus no Espírito Santo ?

Sem dúvida alguma, mas por esse motivo também devo estar atento às palavras de São João em sua Primiera Carta …

“Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora.” (1 João 1, 18)

Cada hora da minha vida não poderá ser a minha última hora ?
Então que espero para viver na graça e na verdade ?
Se Cristo me traz a graça e a verdade porque ainda prefiro a “des-esperança” e a mentira que são o “Anti-cristo” ?

Contudo …

“Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento. Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade.” (1 João 1, 20-21)

Na vivência do meu Batismo, “a unção do Santo”, não me basta a Palavra da Verdade que me traz “graça por graça” ?

Senhor,
dá-me a Tua Palavra de Verdade
e viverei na Verdade da Tua Graça !

Que assim seja !

Deixe uma Resposta

