“João é o seu nome” … e o meu ?

Publicado em Atualizado em

Lectio Divina – 23/12/13 – 4ª Segunda-Feira do Tempo do Advento (A)

<

p style=”text-align:justify;”>”Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho.” (Lucas 1, 57)

Como a Zacarias e a Isabel Deus também não cumpre as Suas promessas na minha vida ?

“Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela.” (Lucas 1, 58)

A misericórdia de Deus não é razão de alegria ?
E eu, alegro-me e sou misericordioso ?
Alegria e misericórdia andam sempre juntas …

“No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma ta­bui­nha, e escreveu: “João é o seu nome”. (Lucas 1, 59-63)

Na tradição da época, na cerimônia da circuncisão, no oitavo dia após o nascimento, o filho recebia o nome do Pai ou o nome de um parente ou antepassado … dar um nome não é criar ?
Zacarias, dócil e humilde em sua mudez, obedece a Deus através do Anjo e dá ao menino o nome de João.
E dar um novo nome não é “re-criar” ?

“No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.” (Lucas 1, 64)

Ao cumprimento da promessa por parte de Deus não corresponde o meu louvor ?

“Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia.” (Lucas 1, 65)

O que é de Deus deve amedrontar-me ?
Ou o que é do homem é o que deve preocupar-me ?

“E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.” (Lucas 1, 66)

João Batista será o Precursor de Jesus … e eu, o que sou, Seu “pós-cursor”, Seu apóstolo ?
Seja o que for … a mão de Deus também está comigo !

E o Profeta Malaquias mo confirma …

“Eis que envio o meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Domi­nador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais.” (Malaquias 3, 1)

… como também a João Batista que representa o Profeta Elias …

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”. (Malaquias 3, 23-24)

Volto o meu coração para Deus ?

Senhor,
“João é o seu nome”
e o meu é … “cristão” !

Que assim seja !

Deixe uma Resposta

